Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

    deem uma olhada nesta foto. é de um site Japones.

    alguem sabe que efeito é esse. parece ser um sistema de ignição bipolar, acho que é isso devido a ligação em serie. notei tambem um afonte do lado direito. Parece tão facil de fazer. Estou ancioso pra descobrir alguma solução viável.



    a foto foi tirada de um site japones, os caras expoe tambem um circuito feito com peças de forno microondas.

    aqui o link quem quiser dar uma olhada

    http://translate.google.com.br/trans...l%26hl%3Dpt-BR

    abraços
    Last edited by fernando ferro; 14-03-2010, 10:34 PM.

    Comment


    • #32
      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

      Fernando eu já procurei bastante mas não encontrei nada a respeito desta bobina que eu usava e era fabricada pela Infinti o problema é que já vão muitos anos se não estou enganado isto foi ai pelos idos dos anos 80 algo em torno de 83/86 mais ou menos..e ela era de descarga capacitiva mas independente desta bobina tambem já vi em revista de eletronica a planta de um amplificador deste tipo que vc quer montar mas isto tb já tem bastante tempo, procura em foruns de eletronica que talvez encontre alguma coisa uma coisa tenho certeza que a coisa pode ser feita pode ...
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

      Rio de Janeiro - RJ

      Comment


      • #33
        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

        Estou acompanhando o tópico e a muito tempo penso em um sistema assim também. Acredito que um dos maiores problemas para reproduzir uma faisca mais forte seja o CAPACITOR que deve existir no sistema. É difícil encontrar um que consiga "coletar" a energia do transformador tão rápido quanto o tempo entre uma faísca e outra. Digo isto porque a algum tempo atrás encontrei um projeto destes na internet, que não estava concluído devido a falta de um capacitor adequado.
        Jéferson S.
        Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
        Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

        Comment


        • #34
          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

          Postado originalmente por JeferJ
          Estou acompanhando o tópico e a muito tempo penso em um sistema assim também. Acredito que um dos maiores problemas para reproduzir uma faisca mais forte seja o CAPACITOR que deve existir no sistema. É difícil encontrar um que consiga "coletar" a energia do transformador tão rápido quanto o tempo entre uma faísca e outra. Digo isto porque a algum tempo atrás encontrei um projeto destes na internet, que não estava concluído devido a falta de um capacitor adequado.
          acho que não heim jefer, também ja vi projetos não concluidos no forum cludedohardware mas não foi por causa do capacitor. Existem lojas expecializadas que fornecem todo tipo de componente eletronico.

          A questão é que existem varios esquematicos montados de varias formas e que chegam a um resultado final igual, então acho que são varios fatores que influenciam na questão a confecção de uma CDI e o capacitor é o basico.

          Comment


          • #35
            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

            estou postando aqui um trecho de um texto que encontrei na net.


            Para gerar o pulso de média tensão no enrolamento primário, é necessário que uma certa quantidade de energia seja previamente armazenada. Esta energia deve vir de algum lugar e as possibilidades são duas: ou a bobina de força ou a bateria (nunca as duas). Para continuar é necessário dividir os módulos de ignição em CDI (ignição por descarga capacitiva) e IDI (ignição por descarga indutiva).Vamos abordar os CDIs primeiro.
            Nos CDIs a energia para o pulso de média tensão sobre a bobina é armazenada em forma de campo elétrico em o capacitor, que fica dentro do módulo de ignição, na unidade de potência. Por isso chamamos de descarga capacitiva. O capacitor deve ser carregado com uma tensão na faixa de 100V a 400V. Esta tensão é obtida ou pela Bobina de Força, que a gera diretamente, ou pela bateria. Como a bateria possui apenas 12 volts, quando a bateria é usada os CDIs possuem internamente um elevador de tensão, que tranforma os 12 volts em 200 ou mais volts. A ignição por descarga capacitiva possui a vantagem de usar ou não bateria, conforme o modelo (uma vantagem para motos off-road), usar bobinas de ignição menores e mais simples.
            Nos IDIs a energia para o pulso de média tensão é armazenada na própria bobina de ignição, em forma de campo magnético. Para fazer isso a bobina de ignição usada é ligada pelo módulo de ignição em 12 volts (da bateria). Enquanto ligada aos 12 volts circulará pelo primário da bobina uma corrente que irá gerar o campo magnético. A média tensão no primário é gerada ao desligar a bobina dos 12 volts. Em função do comportamento indutivo da bobina (dai o nome descarga indutiva), no momento em que ela é desligada irá surgir no primário da bobina um pulso de tensão na faixa entre 300 e 900 volts.Os IDIs são eletronicamente mais simples, porém sua bobina de ignição é normalmente maior e mais complexa.

            alguem sabe informações sobre esta "bobina de força"? dei uma pesquisada mas não consegui ainda informações relevantes do seu real funcionamento.

            Comment


            • #36
              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

              Postado originalmente por fernando ferro
              acho que não heim jefer, também ja vi projetos não concluidos no forum cludedohardware mas não foi por causa do capacitor. Existem lojas expecializadas que fornecem todo tipo de componente eletronico.

              A questão é que existem varios esquematicos montados de varias formas e que chegam a um resultado final igual, então acho que são varios fatores que influenciam na questão a confecção de uma CDI e o capacitor é o basico.
              Beleza fernando. Pensei que o capacitor fosse mais um problema. A muito tempo atrás, um conhecido nosso tinha na sua brasa um pequeno componente (muito parecido com um relé) ligado não sei como na bobina. Ele gostava muito do sistema. Gereva uma faísca bem violenta, porém ele se queixava da baixa durabilidade das velas, já que usava modelos originais. Infelizmente não tivemos mais notícias do homem (acho que foi embora pra outra cidade), mas parecia um sistema super simples, tipo um transformador, e um capacitor, sei lá... (seria muito otimismo de minha parte pensar em um sistema assim). Eu poderia tentar falar com uns veteranaços em eletronica de carros que tem aqui (tem gente de oitenteta e tantos anos que ainda trabalha em suas oficinas e muitos antigomobolistas de cidades vizinhas vem aqui concertar seus carros), mas mesmo que eles conheçam esse sistema, acho que não saberiam me informar sobre como é montado, quais componentes eletrônicos são usados...
              Jéferson S.
              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

              Comment


              • #37
                Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                Postado originalmente por JeferJ
                Beleza fernando. Pensei que o capacitor fosse mais um problema. A muito tempo atrás, um conhecido nosso tinha na sua brasa um pequeno componente (muito parecido com um relé) ligado não sei como na bobina. Ele gostava muito do sistema. Gereva uma faísca bem violenta, porém ele se queixava da baixa durabilidade das velas, já que usava modelos originais. Infelizmente não tivemos mais notícias do homem (acho que foi embora pra outra cidade), mas parecia um sistema super simples, tipo um transformador, e um capacitor, sei lá... (seria muito otimismo de minha parte pensar em um sistema assim). Eu poderia tentar falar com uns veteranaços em eletronica de carros que tem aqui (tem gente de oitenteta e tantos anos que ainda trabalha em suas oficinas e muitos antigomobolistas de cidades vizinhas vem aqui concertar seus carros), mas mesmo que eles conheçam esse sistema, acho que não saberiam me informar sobre como é montado, quais componentes eletrônicos são usados...
                e ai jefer, toda e qualquer informação que voce conseguir será bem vinda, mesmo que os velhos não saibam como montar, alguma coisinha eles sempre sabem. Descubra o que puder o poste aqui pra gente analisar e tirar novas conclusões.

                abraço

                Comment


                • #38
                  Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                  Este texto abaixo foi retirado so site de um camarada que é engenheiro eletrônico e que me ajudou muito com a desmistificação da bobina do gol Mi utilizada em sistemas de ignição analógicos.

                  e confio plenamente nas informações do site dele. que inclusive comercializa uma CDI-DIGITAL (microprocessado) netre outros componentes pra competição desenvolvidos por ele.

                  mas vamo ao que interessa que quero desenvolver o quanto antes este amplificador:

                  destaquei em vermelho o que achei relevante.

                  " Existem no mercado alguns módulos de controle auxiliar que visam um aumento na capacidade energética da faísca. Podemos defini-los em três tipos:
                  -Boosters: são na realidade amplificadores de corrente de alta amperagem. Devem ser utilizados com bobinas apropriadas, também de alta amperagem, caso contrário serão apenas um enfeite.
                  -Multiplicadores de faísca: fornecem duas ou mais faíscas por ciclo de ignição. Como já pudemos observar o tempo de carga da bobina é demorado e mesmo nas bobinas de alto desempenho devemos considerá-lo. Sendo assim, após o surgimento de uma faísca é necessário a espera de alguns milissegundos para a ocorrência de outra, o que acontecerá quando o pistão já se deslocou de seu ponto ideal, além do que a primeira faísca já iniciou o processo de queima, sendo as outras desnecessárias. Pode-se argumentar que, caso a primeira faísca não inicie a queima da mistura, as demais a farão, porém elas ocorrerão após a passagem de algum tempo, diminuindo o aproveitamento da mistura na combustão.
                  -Descarga capacitiva: fornece ao primário da bobina uma tensão 30 ou 40 vezes superior à da bateria, melhorando significativamente o desempenho do sistema.
                  Conhecido também como sistema capacitivo ou sistema por tiristor, oferece muitas vantagens em relação aos sistemas convencionais, que alimentam a bobina com a tensão da bateria. Como já exposto, é imprescindível que transcorra um determinado intervalo de tempo entre a energização da bobina e o aparecimento da faísca, sendo que a tensão secundária não alcança seu valor máximo no mesmo instante em que se interrompe a corrente no primário da bobina. Esta é uma das desvantagens mais significativas do sistema indutivo de ignição. No sistema capacitivo, a tensão secundária que produz a faísca , em vez de meios indutivos, se consegue, como indica o nome genérico do sistema, por meios capacitivos. O tempo requerido para a produção da faísca é muito breve, o qual supõe uma importante vantagem a favor do sistema, além de gerar faíscas com uma alta capacidade energética.
                  O princípio de funcionamento do sistema capacitivo de ignição é muito simples, apesar de sofisticado:

                  1-"faz uso de uma bobina de ignição, um capacitor e uma fonte de tensão contínua capaz de proporcionar algumas centenas de Volts. Conecta-se brevemente o capacitor à fonte de alta tensão, carregando-o com uma tensão de 300 a 400 Volts. Com a carga, o capacitor armazena uma determinada quantidade de energia,"

                  dependendo da capacitância do mesmo e da tensão da fonte.

                  2-"O passo seguinte no funcionamento do sistema é conectar o capacitor carregado ao primário da bobina de ignição. O enrolamento primário da bobina apresenta uma resistência muito baixa à corrente contínua, o que acarreta a descarga do capacitor com grande rapidez e a corrente no primário alcança seu valor máximo quase que instantaneamente."

                  Como conseqüência, a tensão secundária assim gerada é muito alta e também rápida, produzindo-se facilmente faíscas com uma tensão superior a 30.000 Volts com uma bobina convencional.

                  3-"De fato, no sistema de ignição capacitiva, a bobina funciona como um transformador; as poucas centenas de Volts aplicados no primário produzem uma tensão de vários milhares de Volts no secundário, praticamente sem perdas térmicas."

                  Resumindo o exposto, pode-se dizer que, na prática, a produção da faísca é instantânea, e se produz no mesmo instante em que se conecta o capacitor ao circuito primário. Este aspecto de funcionamento destaca o sistema capacitivo de ignição em relação ao indutivo, com todas as suas variantes. A tensão de ignição no sistema capacitivo é de 10 a 100 vezes mais rápida, na sua geração, que nos sistemas indutivos.
                  As principais vantagens do sistema de ignição por descarga capacitiva são:
                  -Faísca muito energética, a qualquer regime de funcionamento do motor, possuindo a mesma intensidade seja a 1 rpm ou a 10.000 rpm. A única limitação na energia da faísca provém da fonte de alta tensão.
                  -Insensibilidade a resistências parasíticas em paralelo que se formam no circuito secundário do sistema de ignição como conseqüência da umidade, depósitos de sujeira, etc. A insensibilidade frente a formação de resistências parasitas que aparecem em paralelo ao secundário é uma das principais vantagens dos sistemas capacitivos. Esta insensibilidade consegue-se graças ao breve tempo de crescimento da tensão secundária. Quando este tempo é longo, como ocorre nos sistemas indutivos, uma grande parte de energia da ignição deriva-se através da resistência parasita, ocasionando fugas de corrente. Em casos extremos, as perdas podem ser tão grandes que desaparecerá completamente a possibilidade de início de combustão.
                  -Baixo consumo de energia elétrica, com a conseqüente proteção da bateria. Em princípio, o consumo elétrico de um sistema equipado com ignição capacitiva depende quase que exclusivamente do regime do motor. Com o motor parado, ao ligar-se a chave de ignição, começa a funcionar a fonte de alta tensão, carregando o capacitor de disparo. Após a carga do capacitor, cessa de fluir corrente da bateria, voltando a ocorrer somente no início de funcionamento do motor, o qual supõe uma grande vantagem com respeito ao sistema indutivo, cujo consumo com o motor parado ou em regime pode facilmente chegar aos 20 ampères.
                  -O controle do sistema de ignição por descarga capacitiva pode ser feito por qualquer tipo de ignição, sejam de platinados, módulos convencionais ou computadorizados.
                  -Queda no período de manutenção do sistema. A manutenção limita-se a troca de velas de ignição, sendo que a experiência demonstra que, com sistemas capacitivos, as velas podem durar mais que 50.000 km. É evidente que, analogamente a economia de combustível e melhora no desempenho, existe uma diminuição nos resíduos da combustão da mistura, já que o sistema apresenta uma eficiência constante nos vários regimes de carga do motor.
                  -Nos motores comprimidos, além das vantagens acima descritas pode-se citar que não é necessário alterar a abertura entre os eletrodos das velas de ignição, mesmo com uma bobina convencional, devido a alta tensão proporcionada, e diminuem as falhas em aceleração e altas rotações, uma vez que a faísca de ignição é muito mais energética e rápida se comparada aos sistemas convencionais.
                  Convém observar que com a utilização deste sistema de ignição o motor deve ser manipulado com muito mais critério e cuidados que os dispensados aos sistemas convencionais por apresentar, em seu funcionamento, tensões muito altas tanto no circuito primário como secundário. De resto, é o melhor que existe no momento, sendo de uso em veículos de alto desempenho, permitindo inclusive o uso de bobinas pequenas, instaladas junto às velas de ignição, uma para cada cilindro. Carros de Fórmula Um utilizam este sistema a mais de vinte e cinco anos! "


                  Destaquei 3 pontos dottexto que explica bem no geral o funcionamento sequencial da CDI. Vou pesquisar mais informações e logo estou de volta

                  abraços

                  Comment


                  • #39
                    Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                    Postado originalmente por fernando ferro
                    e ai jefer, toda e qualquer informação que voce conseguir será bem vinda, mesmo que os velhos não saibam como montar, alguma coisinha eles sempre sabem. Descubra o que puder o poste aqui pra gente analisar e tirar novas conclusões.

                    abraço
                    Beleza. No máximo até o fim de semana, vou achar um tempo p/ percorrer umas auto elétricas aqui pra ver se descubro algo. Muito boas as últimas informações. Vou ler com toda a calma pra entender bem! abracera
                    Jéferson S.
                    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                    Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                    Comment


                    • #40
                      Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                      A corrente gerada pelo alternador é corrente alternada, e o Dinamo gera corrente continua.

                      Mas como carrega a bateria então?

                      Dentro do alternados existem um circuito de diodos conhecidos como retificadores que tranformam corrente alternada em continua.



                      Coloquei esta informação aqui pois ela é relevante, pelo seguinte: depois de muito pesquisar pesquisar e pesquisar e abter um pouco de conhecimento achei que deveria ter um ponto de partida, ou seja um projeto, então vou colocar minha idéia aqui e agente procura os defeitos, ou complementa o que achar que esta faltando etc, etc, etc.

                      Partindo do fato de que temos entre 12v a 14,5v -DC vindos do alternador, tenho em mente tranformar estes 12~14,5v em 350~450v DC.

                      Bom pra conseguir toda essa voltagem utilizaria uma bobina por indução com um ocilador para que tivessemos um patamar de voltagem, o produto desta tranformação seria uma corrente alternada AC então teriamos que utilizar o mescanismo "retificador" aquele mesmo que vai no alternador, assim teriamos nossos sonhados 350~450v DC. que é o que precisamos pra armazenar no capacitor, bom dai pra frente o resto do circuito agente ja conhece.

                      O bom seria que alguem do fórum com conhecimentos tecnicos opinassem e nos dessem uma força.

                      abraço

                      Comment


                      • #41
                        Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                        Pessoal, achei este video no you tube e a tecnologia empregada aqui parece ser diferente da CDi ou mais avançada.Os caras chamam a a cdi de "Radiant Plasma Generator 4700"

                        quanta potencia dentro de uma pequena caixinha.

                        aqui o link

                        http://www.youtube.com/watch?v=OCJzqh5au_c

                        Comment


                        • #42
                          Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                          povo do forum, vamos dar uma força aqui, achei um material sobre cdi de plasma.

                          aqui tem um video mostarndo a diferença entre a faisca normal é uma faisca de que eles chamam de plasma.

                          http://www.youtube.com/watch?v=iGcqDd83hbw

                          aqui vai outro video de ignição de plasma de um circuito caseiro muito bom.

                          http://www.youtube.com/watch?v=0eSlS...eature=related

                          notem que no segundo video no papel onde temo esquematico o cara anotou a lapis um endereço de internet, eu copiei e encontrei um forum que discute sobre muitas coisas relacionadas a energia.

                          e lá encontrei um material que tem o esquematico deste video e muitas outras coisas.

                          A parada é absurda mesmo pois o plasma segundo o que deu pra traduzir, na apostila ao ter contato com a agua causa uma explosão instantanea muito potente, enão os caras estão discutindo e muitos ja implementaram injeção de 100% agua no motor e a bagaça funciona.

                          Tem tambem um cara pioneiro desta descoberta que converteu um fusca 78 com ignição de plasma e carburador a água, tem até as fotos no material.

                          Bom mas como o tópico é sobre ignição vamos nos manter focados na ignição, e acho que vamos conseguir fazer uma melhor que a MSD. To confiante agora.

                          Vou abrir outro topico aqui no insanidade entitulado FUSCA movido a AGUA COMO COMBUSTIVEL.

                          pra gente discutir tambem.

                          aqui esta o link do material.

                          http://www.panaceauniversity.org/Wat...ark%20Plug.pdf


                          agente chega lá

                          abraços.

                          Comment


                          • #43
                            Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                            Muito bom esse PDF!!!
                            Queria muito ajudar, pena que estou sem tempo nenhum
                            Já salvei ele no PC, quando puder eu leio tudo

                            Comment


                            • #44
                              Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                              Ô loco meu! Mas que faísca... Se com agua já faz sucesso, imagina isso com gasosa ou álcool ? Bati um papo com um eletricista aqui, mas não obtive informações concretas que possam ajudar no projeto Vou ver se converso com outra pessoas. Se bem que este último projeto deixa as ignições de descarga capacitiva no chão ! Pena esse inglês do Pdf... isso é que me quebra. Mas vou traduzindo aos poucos. Tô gostando do teu otimismo Fernando. Assim se consegue qualquer coisa! tá é fazendo falta é a participação da galera... VAMO AJUDA AÍ GENTE! Tem que existi um eletrônico aí de plantão que possa dar uma mão, e leigos também! Forte abraço a todos. Vou tentar ajudar, quando entender o esquema... Também tenho interesse nisso
                              Jéferson S.
                              Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                              Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                              Comment


                              • #45
                                Re: FAZENDO um AMPLIFICADOR DE FAÌSCA !!

                                Postado originalmente por JeferJ
                                Ô loco meu! Mas que faísca... Se com agua já faz sucesso, imagina isso com gasosa ou álcool ? Bati um papo com um eletricista aqui, mas não obtive informações concretas que possam ajudar no projeto Vou ver se converso com outra pessoas. Se bem que este último projeto deixa as ignições de descarga capacitiva no chão ! Pena esse inglês do Pdf... isso é que me quebra. Mas vou traduzindo aos poucos. Tô gostando do teu otimismo Fernando. Assim se consegue qualquer coisa! tá é fazendo falta é a participação da galera... VAMO AJUDA AÍ GENTE! Tem que existi um eletrônico aí de plantão que possa dar uma mão, e leigos também! Forte abraço a todos. Vou tentar ajudar, quando entender o esquema... Também tenho interesse nisso
                                Pois é Jefer valeu pela forçã. sinto mesmo é falta da ajuda do pessoal do forum, tem muita gente experinte aqui, que podia dar uma força.

                                Numa outra vez no topico sobre a bobina do gol Mi tambem senti falta de participação.

                                Mas não tem problema eu já me registrei no forum "ClubedoHardware" pois os caras lá manjam muito de eletronica e esses esquematicos são fichinha pra eles.

                                Mas vc notou na apostila no esquematico parece ter um inversor de 400W de potencia? num sei quem aqui no forum disse que esses inversores não serviria pra fabricar uma cdi. Acho que o cara tava equivocado.

                                quando obtiver novas informações posto aqui.

                                abraço

                                Comment

                                Working...
                                X